PLANO DE AULA: OS TRÊS PORQUINHOS
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil.
Conteúdo
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Música e movimento
- Formação social e pessoal
Objetivo
- Desenvolver a capacidade de falar e ouvir;
- Ampliar a atenção visual, concentração;
- Trabalhar contagem;
- Trabalhar coordenação motora fina;
- Despertar o prazer de ouvir histórias.
- Reconhecer os personagens da História – Os Três Porquinhos
Desenvolvimento metodológico
1º – Acolhida: Cantar música minha escola.
Quando chego á minha escola
Alegre e sorridente
Vejo todos os coleguinhas
Que também estão contentes.
Eu abraço a professora
Que me espera para entrar
E depois fico na escola
Para brincar e estudar.
2º- Quadro de rotina;
3°- Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.)
4º – Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.) e tempo;
5º – Chamada interativa ou “Quantos somos?”
6º- Escolha do ajudante do dia;
7º – Hora da história;
E agora minha gente
Uma história vou contar
Uma história bem bonita
Todo mundo vai gostar.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá.
Nos livrinhos encantados
Tudo pode acontecer.
Vamos ficar bem quietinhos
Para a história aprender.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá
E agora minha gente
Que a história terminou
Batam palmas bem contentes
Batam palmas quem gostou
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá
A professora faz a leitura do Conto – Os Três Porquinhos, pausadamente, perguntando as crianças a cada parágrafo lido sobre o contexto da leitura.
Após a leitura da história converse com as crianças, perguntando:
- Como vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
- Qual casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
- Devemos apenas trabalhar ou apenas brincar?
- Devemos ajudar o próximo?
8º – Solicitar que as criaças pintem as casinhas do três porquinhos.
9º- Trabalhar o numeral 3.
Avaliação:
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?
Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!
E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:
Como faço pra trabalhar a história dos três porquinhos com jovens com autismo e tdh?
você pode fazer os fantoches de dedais do personagens, as casinhas nos palitoches e contar a história encenando. depois você pode pedir para eles recontarem para você usando os personagens. caso o seu autista seja mais visual e auditivo, você pode contar em forma de canção.
muito boa sua aula, muito obrigada foi de grande ajuda.
parabéns professora!!
Excelente. Muito obrigada.
Maravilhoso parabéns! 👏 encontrei tudo o que precisava. Abraço! 💜
Plano de aula excelente. Bem explicado. Muito obrigada. Sou estudante Pedagogia.
AMEI A HISTÓRIA E AS ATIVIDADES. PARABÉNS.
Amei, muito bom…obrigada.
Ótimo, muito criativo, me ajudou bastante.
Amei!!!!!o plano de aula bem elaborado, com certeza as crianças vai compreender e desenvolver a sua hostoria, da forma que cada uma entendeu….. parabéns á todos.
Amei
Fico muito feliz que todos tenham gostado! 😉
Amei!
Parabéns, trabalho maravilhoso!
Eu amei! Me ajudou muito no meu plano. Parabéns! E obrigada!
Eu amei, parabéns pelo trabalho.