fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

O que Freud falava sobre as mulheres – Otimização para SEO

Descubra o que Sigmund Freud pensava sobre as mulheres. Saiba como o pai da psicanálise entendia o comportamento feminino e o papel das mulheres na sociedade. Clique agora para descobrir!

O_que_Freud_dizia_sobre_as_mulheres-Capa_digital
Sinopse
O que Freud dizia sobre as mulheres

José Artur Molina busca nesta obra identificar na sociedade vienense de fins do século XIX as razões que levaram Sigmund Freud a analisar as mulheres a partir de um ponto de vista essencialmente falocêntrico. Naquela época, Viena, capital do Império Austro-Húngaro, assistia a uma verdadeira revolução social, política e cultural, que seria o canto do cisne de sua frágil construção política que se desintegraria depois da I Guerra Mundial.
Este cenário borbulhante forneceria as condições ideais para o nascimento da psicanálise. Freud construiu uma teoria singular, com conceitos como inconsciente, pulsão e um método que incluía a escuta, a associação livre e a transferência. As mulheres histéricas foram as protagonistas desta criação. Freud encontra a razão do sofrimento delas: o cerceamento de seus desejos. A psicanálise revoluciona o tratamento das histerias, mas seu conceito de feminino se enclausura numa lógica fálica.
Molina tenta desvendar porque isto aconteceu, não apenas discutindo as imagens de mulheres presentes na obra de Freud, mas também as construções femininas de autores vienenses seminais, como o romancista Schnitzler e o pintor Klimt, e o quanto tais concepções se deviam ao visível colapso das condições estabelecidas para a mulher e às mudanças que estavam perceptivelmente a caminho na Viena da Belle Époque.

CLICK AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD – O QUE FREUD DIZIA SOBRE AS MULHERES

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.