fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

A importância de elogiar: saiba como fazer isso da maneira correta

Descubra como elogiar alguém com eficácia e o que isso pode fazer por você. Aprenda como praticar o elogio de forma sincera e apropriada. Comece agora a transformar as vidas dos outros com seu elogio.

O Ato de Elogiar

A ação de elogiar é extremamente importante para a construção e a valorização da autoestima. Uma criança que recebe elogios de maneira correta certamente desenvolverá mais confiança e respeito por si mesma e pelo próximo.

A autoestima se desenvolve no dia a dia. Trata-se da autoimagem, opinião e sentimentos positivos que temos ou fazemos de nós mesmos, que construímos partindo do nosso interior para o exterior.

O desenvolvimento da autoestima dependerá da maneira como a criança é tratada, dos exemplos que lhe são apresentados, assim como dos elogios ou críticas que lhe são atribuídas.

Críticas devem ser evitadas em público.

Independente da idade, quem não gosta de receber um elogio? Eles são sempre bem-vindos. Principalmente quando são sinceros e contemplam o nosso esforço e mérito.

Na infância, eles se tornam fundamentais, pois é nesta fase que está sendo formada a personalidade das crianças.

Porém deve-se ter o cuidado de não tornar o elogio uma situação banal. Eles precisam ser verdadeiros e valorizar o esforço individual, a persistência e cada etapa do processo, mesmo que o objetivo final seja parcialmente alcançado.

O fortalecimento da autoestima é importante.

• Elogie o “caminhar” e não somente o “produto final”;

• Não faça elogios superficiais;

• Respeite o momento e o tempo de cada criança, não crie expectativas;

• O elogio não precisa ser somente com palavras; atos e atitudes como carinho e abraço também são maravilhosos;

• Não utlilize-se da comparação entre crianças, respeitando suas diferenças individuais;

• Algumas frases utilizadas pelos adultos com as crianças podem surtir um efeito nocivo. Muito cuidado com o que diz, pois a lógica das crianças não é como a de um adulto, ela pode assimilar como acerto uma situação errônea, sem perceber tê-la feito.

Crianças elogiadas por seus esforços crescem mais felizes, criativas, capazes de respeitar as diferenças, confiantes de si mesmas, tornam-se pessoas éticas e capazes de amar ao próximo.

Aurora: Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca

E-mail: [email protected]

Fonte:www.rioeduca.net

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.