fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

5 atividades com verbete de dicionário para ensino básico

Confira 5 atividades com verbetes de dicionário para trabalhar no ensino básico. Confira mais atividades no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

5 atividades com verbete de dicionário para ensino básico

As atividades com verbetes devem ser ensinadas aos alunos de ensino básico para poderem conhecer melhor sobre esta forma de escrita, o que ela é e para o que servirá em sua vida escolar. O professor poderá trabalhar com diversas atividades que auxiliarão no entendimento de cada aluno acerca do tema a ser trabalhado em sala de aula. 

Por que trabalhar atividades com verbetes?

O professor deve trabalhar atividades com verbetes em sala de aula para aprimorar o conhecimento linguístico dos alunos, bem como ensiná-los a importância de realizar a leitura das palavras e seus significados no dicionário e ampliarem o vocabulário durante todas as aulas.

Torna-se importante trabalhar com este tema em sala de aula para os alunos poderem compreender que podem recorrer a muitas palavras para escrever, a partir do momento em que souberem corretamente o significado de cada uma delas. 

Como trabalhar atividades com verbetes?

Para trabalhar atividades com verbete, o professor poderá fazer trabalhos em grupo para ajudar todos os alunos a entenderem melhor a matéria entre si, de modo que colaborem e aprendam que o trabalho em equipe é importante.

5 atividades com verbete de dicionário para ensino básico
Fonte/Reprodução: original

A leitura e escrita dos verbetes no caderno será interessante de trabalhar com os alunos, pois por anotações se torna possível memorizar melhor o conteúdo de português a ser aprendido em sala de aula.

Sugestão de 5 atividades com verbetes

O professor poderá conferir cerca de cinco atividades com verbetes para trabalhar em sala de aula com os seus alunos durante o bimestre, o qual deverá conter uma riqueza de informações para todos poderem aprender o que é o verbete. Confira:

Pesquisa em grupo sobre verbete

A pesquisa em grupo deverá ser feita com a escolha do professor sobre os membros de cada grupo, que deverão pesquisar cerca de 10 palavras e escrever o significado em formato de verbete.

Como fazer a atividade

Para realizar devidamente a atividade, será necessário que os alunos façam todas as anotações corretamente no caderno de português em uma folha a parte que será entregue ao professor no final da aula. 

Materiais para a atividade

O material para as atividades com verbete será apenas a folha de caderno, lápis de escrever, borracha e se for necessário para facilitar a atividade, caneta esferográfica azul ou preta.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com verbete é o de incentivar os alunos a fazerem pesquisas por conta própria e adquirirem este hábito para toda a vida acadêmica, pois praticar a leitura aumenta em demasia o vocabulário de qualquer pessoa, seja ela inserida em faculdade ou apenas com o ensino médio completo.

Ler auxilia na fala, na memorização, e claro, na criatividade de todas as pessoas. O incentivo à prática de leitura deve ocorrer tanto na escola quanto em casa, na companhia dos pais.

Verbete na cartolina 

O professor poderá solicitar aos alunos que escrevam o verbete em cartolina para ser colado na sala de aula e eles poderem consultar durante as atividades fora do período de provas e atividades para notas.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade com verbete basta que os alunos formem grupos de até cinco pessoas, de modo que possam trabalhar com facilidade e em equipe para conseguirem montar os verbetes escolhidos pelo professor através de cinco palavras.

Materiais para a atividade

O principal material para atividades com verbete será a cartolina, lápis de escrever, canetas coloridas para destacar as informações contidas em cada texto, e uma borracha para corrigir o que for escrito errado.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com verbete é fazer com que os alunos possam trabalhar em equipe, enquanto aprendem a matéria em conjunto e possam se ajudar a montar os textos na cartolina e se revezarem. Eles conseguirão ter um conhecimento amplificado sobre as informações das palavras, e poderão utilizá-las no dia a dia para memorizá-las gradualmente.

Escreva as palavras em ordem e depois verifique o significado

O professor deverá escrever algumas palavras na lousa totalmente embaralhadas, e o aluno precisa arrumá-las para colocar em ordem alfabética para poder ler todas elas corretamente e conseguir fazer a pesquisa no dicionário.

Como fazer a atividade

Será necessário que o aluno ajeite as palavras na ordem correta e em seguida procure cada uma delas no dicionário para poder escrever o significado. Sendo necessário que o professor coloque algumas questões de A até C com seis palavras cada, para o aluno trabalhar com escrita e leitura.

Objetivos para a atividade

Para esta atividade com verbete, o aluno poderá aprender um pouco mais sobre a organização de palavras por ordem alfabética, bem como ter um vocabulário recheado de palavras novas e conhecer todos os seus devidos significados. O dicionário deve ser utilizado sempre que for possível, pois enriquecerá o conhecimento de cada aluno durante as aulas de português em sala de aula. 

Escrever um verbete de dicionário 

O professor deverá deixar os dicionários disponíveis para os alunos poderem consultá-lo, escolherem alguma palavra interessante e por meio disto, escrever um verbete no caderno. Essas aulas devem estimular a leitura e escrita em todos os alunos.

Como fazer a atividade

Basta que o aluno tenha em mãos o dicionário e escolha dez palavras distintas para escrever os verbetes no caderno. Todos poderão ler enquanto escrevem o significado de cada uma das palavras escolhidas, e complementar a atividade com verbete ao dizer a categoria de texto, por exemplo: se é um anúncio, se serve para divulgar algo ou apresentar o significado de alguma palavra.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade é de fazer os alunos trabalharem com o dicionário e possuírem mais intimidade com este, que será um grande ajudante nesta matéria com verbete. Eles devem ler, compreender o significado e através disso entenderão melhor algumas palavras que não conheciam antes. 

Existem milhares de palavras em nosso vocabulário com significados diferentes, dentre outras que sequer conhecemos, e o intuito das atividades com verbetes é o de apresentar aos alunos mais dessas palavras para aumentarem o vocabulário deles. 

Atividade para dizer o texto lido

Atividades com verbetes para assinalar serão importantes de serem trabalhadas em sala de aula com os alunos, pois eles poderão compreender o que é um verbete, além de fazer a devida leitura dos trechos inseridos no dicionário para poder responder perguntas e assinalar outras afirmativas.

Como fazer a atividade

Para realizar as atividades com verbetes, o professor deverá escrever o nome de algumas palavras na lousa com questões de múltiplas escolhas para os alunos poderem ler e fazer a leitura. Será necessário apenas assinalar a alternativa que se enquadra nos termos de verbete, para isto, o professor deverá explicar devidamente a matéria.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com verbetes é de ensinar aos alunos outras maneiras de linguagem, como funciona um dicionário e a importância de realizar a leitura através dele para conhecer o significado de cada palavra. 

Por fim, as atividades com verbetes serão percussoras do bom desenvolvimento do aluno em sala de aula com relação à escrita e leitura, que devem ser trabalhadas com frequência para haver um conhecimento amplificado sobre o tema, além de conhecer palavras novas e saber todos os seus significados.


Este texto foi publicado na categoria Português.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.