fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DISGRAFIA

Encontre aqui material de apoio para professores que trabalham com crianças que possuem disgrafia. Artigos e materiais educacionais de qualidade que podem ser aplicados diretamente em sala de aula, preparados para otimizar o desenvolvimento dos alunos com disgrafia. Comece a melhorar o ensino e a aprendizagem da sua turma agora!

DISGRAFIA

O que é Disgrafia? Disgrafia é o transtorno da escrita, de origens funcionais, que surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.

O que é Disgrafia?

Portelano Pérez (1985) e Brueckner e Bond (1986) classificaram a Disgrafia como disgrafia do tipo maturativa, desenvolvida a partir de fatores próprios do desenvolvimento do indivíduo e disgrafia “provocada”, de causa pedagógica, cujo substrato é o ensino inadequado da escrita. Ambos, neste caso, reportam-se tanto ao excesso de exigência quanto à deficiente orientação no processo de aquisição do grafismo da escrita.

A criança disgráfica é vítima de transtornos que provém ora do plano motor, ora do plano perceptivo, ora do plano simbólico. A dificuldade de integração visual-motora dificulta a transmissão de informações visuais ao sistema motor. “A criança vê o que quer escrever, mas não consegue idealizar o plano motor”. Sua escrita é nitidamente diferente da escrita da criança normal, o que não acarreta homogeneidade no interior do grupo dos disgráficos.

A escrita é fruto de uma aquisição possível a partir de um certo grau de desenvolvimento intelectual, motor e afetivo associado ao aprendizado socializado de seu código, quando e onde a escola tem papel fundamental. Escrever não é somente um modo de fixar nossos pensamentos e idéias, é ainda em nossa sociedade uma maneira de comunicação entre nós e o outro. É a forma mais privilegiada de registro e comunicação na escola, apesar de todo o aparato tecnológico disponível…..

BAIXAR EM PDF

MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR TRABALHAR COM ALUNOS COM DISGRAFIA

 

VÍDEO DISGRAFIA

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.