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Atualizado em 02/08/2023

Domínio Cognitivo baseado em Piaget

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo de Piaget! Nossa abordagem abrangente e altamente detalhada fornece as informações necessárias para compreender a teoria do domínio cognitivo de Piaget. Comece hoje a entender melhor como a mente se desenvolve!

A teoria cognitiva foi construída por Piaget partindo do princípio que existe certa continuidade entre os processos biológicos de morfogênese e adaptação ao meio e a inteligência. “Com efeito, a vida é uma criação continua de formas cada vez mais complexas e um equilíbrio progressivo entre essas formas e o meio. Dizer que a inteligência é um caso particular de adaptação biológica é, pois supor que ela é essencialmente uma organização e que sua função é estruturar o universo como o organismo estrutura o meio imediato” (Piaget, 1991:10). Esta citação tem significado a partir da estrutura anatômica e morfológica que passa pelos sistemas de reflexos levando aos hábitos e associações adquiridos que dão origem a inteligência prática ou sensório motora e a inteligência refletida.

Piaget destaca dois sentidos diferentes para a relação entre o hereditário e o intelectual: o estrutural está presente no sistema nervoso e órgãos sensoriais e o funcional, diz respeito ao funcionamento da inteligência. A adaptação é um processo de transformação desencadeado pelo organismo visando a sua conservação no meio em que vive.

Os processos de organização, assimilação e acomodação são operacionalmente eficientes ao longo da vida, fornecendo a continuidade essencial através dos estágios de desenvolvimento. É constante ocorrer interações entre assimilação e acomodação, e a adaptação não poderia ocorrer se as interações não tivessem que ser reguladas.

Com relação aos efeitos de maturação, experiência e ambiente social, Piaget destaca que a maturação influencia no ritmo de desenvolvimento, incluindo a inteligência, porém não é o único determinante. Os efeitos de maturação consistiam em abrir novas possibilidades para o desenvolvimento e dar acesso às estruturas que não poderiam surgir antes que as estruturas fossem oferecidas. “Mas entre possibilidade e atualização, deve intervir uma série de outros fatores tais como exercício, experiência e interação social” (Piaget, 1970:720). Exercícios com ou sobre objetos, obtendo informação dos objetos pelo processo de abstração e experiência lógico-matemática estão incluídas na experiência do ambiente físico. O ambiente social inclui o ambiente educacional e o ambiente cultural mais geral, vivenciado pelo indivíduo. Em conseqüência do ambiente social os estágios de desenvolvimento são acelerados ou retardados, porém a ordem invariável da passagem de um estágio para outro não pode ser atribuída a efeitos ambientais, pois todas as crianças percorrem os estágios na mesma ordem seqüencial.

Segundo Piaget, todas as crianças percorrem os estágios na mesma ordem seqüencial fixa, mas a idade cronológica em que as crianças completam cada estágio sucessivo varia um pouco.

Estágio I: Sensório Motor (Do nascimento aos 2 anos):

  • O pensamento ocorre principalmente através de ações.
  • Melhora a coordenação de “input” sensorial.
  • Melhora a coordenação de respostas físicas.
  • Objetos e pessoas, incluindo a si mesmo, são diferenciados um do outro e reconhecidos como permanentes.

Estágio II: Pré-operacional (2 a 7 anos):

  • Aumenta o uso da linguagem e do pensamento simbólico.
  • Predomina o egocentrismo.
  • A centralização (prestar atenção a uma característica ou parte marcante), em vez de descentralização (análise de todo e partes) caracteriza a percepção e o pensamento.
  • Produz imagens mentais de situações e coisas estáticas, em vez de processos e transformações.
  • Irreversibilidade no pensamento (sabe pensar de um modo, mas não de modo reverso; p.ex., contar, dizer letras do alfabeto).
  • Objetos perceptivelmente similares são classificados como semelhantes.
  • Palavras (nomes) são associadas com algumas coisas e com algumas classes de coisas.

Estágio III: Operações concretas (7 a 11 anos):

  • Ocorre o pensamento lógico, usando objetos concretos.
  • Ocorre a conversa menos egocêntrica e mais socializada.
  • Ocorre a conversa de modo aumentado.
  • Ocorre a descentralização e a reversibilidade.
  • Compreende mudanças, processos, eventos e relações estáticas mais complexas.
  • As relações entre coisas reais e classes de coisas são compreendidas; também estão estabelecidas relações entre as palavras que representam coisas e as classes de coisas que forem vivenciadas e compreendidas.

Estágio IV: Operações formais (11 anos em diante):

  • São conduzidas operações mentais sob forma simbólica e são realizadas operações sobre idéias como coisas. Comparações, contrastes, deduções e inferências a partir de conteúdo ideacional, em vez de coisas e eventos concretos.
  • São compreendidas relações entre e inter símbolos que representam conceitos que não forem vivenciados diretamente.

Exercício de Memória:

  1. Todos os jogadores estão sentados, em forma circular.
  2. O animador indica um primeiro jogador, que sai de seu lugar e toca qualquer objeto da sala e, ao mesmo tempo, diz-lhe o nome.
  3. Retorna para o seu lugar e toca no seu vizinho, e este por sua vez irá tocar no objeto que seu colega tocou, diz-lhe o nome e toca um segundo objeto, também dizendo o nome.
  4. Volta para seu lugar e toca no seu colega seguinte, que se dirige para o objeto do primeiro colega, ao tocá-lo diz o nome, toca no objeto do segundo colega, diz o nome e toca um terceiro objeto, dizendo igualmente o nome, retorna para o seu lugar, continuando assim o jogo.
  5. O jogador que se lembrar e tocar o maior número de objetos será o vencedor.

A frase curiosa:

  1. Todos os participantes estão sentados em forma circular, com uma folha e lápis na mão.
  2. Por ordem do animador, cada qual escreverá um nome, quer o seu próprio, quer um outro nome qualquer.
  3. Uma vez escrito, todos devem dobrar a folha, para esconder o nome escrito, passando a folha para o vizinho da direita.
  4. A seguir, todos devem escrever agora um adjetivo, dobrando novamente a parte, para esconder o adjetivo, passando novamente a folha para o seguinte.
  5. Em continuação, escreverão um verbo, um advérbio, um nome, um adjetivo, dobrando e passando a folha como a primeira vez.
  6. No final todos lerão a sua folha, formando uma frase com as palavras estabelecendo a seqüência necessária.

Ajuntar as metades:

  1. O animador organiza antes do jogo um conjunto de avisos, comerciais, fotografias, anúncios de jornais ou revistas.
  2. Todo este material preparado é cortado pelo meio e colocado em duas caixas separadas.
  3. A brincadeira se inicia com a orientação do animador, que organiza duas equipes de participantes.
  4. Uma das equipes tirará as metades dos conjuntos de uma caixa e a outra, da outra caixa.
  5. Em continuação, cada participante procurará encontrar a pessoa que é possuidora da outra metade.

A propósito:

  1. Todos os participantes estão sentados em forma circular.
  2. O primeiro jogador começa uma frase que contém dois nomes concretos ou abstratos. Por exemplo: Durante as minhas férias, irei para a praia.
  3. O jogador seguinte continua imediatamente: A propósito de praia, lembro-me de um passeio de barco.
  4. O seguinte dirá: A propósito de barco, lembro-me, etc.
  5. Quem não souber continuar imediatamente, pagará no final uma prenda.

FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de Recreação e Jogos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1985.

KLAUSMEIER, Hebert J. Manual de Psicologia Educacional. São Paulo: Editora Harbra, 1977.

A Trabalho de Jean Piaget. Disponível em:

http://www.eps.ufsc.br/teses96/edla/cap4/cap4.htm Acesso em: 4 abr. 2005.

Primeiramente as crianças são capazes de agrupar duas ou mais coisas que parecem semelhantes de algum modo. Na medida em que a criança cresce, ela aprende a ampliar seu agrupamento para mais do que dois. Ela aprende também as categorias aceitáveis para agrupamento.

Experiências em construir uma classe por vez preparam a criança para formar classificações sucessivas e simultâneas, para depois compreender a inclusão de classe. A criança começa a reconhecer lentamente que certos objetos não pertencem exclusivamente a diferentes categorias e tenta diferentes maneiras de agrupar os objetos, escolhendo primeiro um e depois outro atributo singular como foco para agrupamento.

Seu método de escolha dos critérios para agrupar objetos torna-se mais complexos a medida em que a capacidade lógica se desenvolve. O uso de estrutura combinatória capacita-a a formar classes que permanecem em uma relação de inclusão uma com a outra.

Autor: Tiago Effting

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