fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Atividades de artes para fazer com crianças

As atividades de artes para fazer com crianças serão essenciais para estimular a coordenação motora fina. Veja no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Atividades de artes para fazer com crianças

As atividades de artes são ideais de trabalhar com crianças, pois precisa-se aprimorar a coordenação motora fina e o sensorial que estão em pleno desenvolvimento. Por intermédio de cores, formas e texturas, se consegue auxiliá-las nessa jornada lúdica.

O que são as artes?

A arte é um meio de manifestação dos sentimentos, da comunicação e de conhecimentos pessoais que podem ser expostos em pinturas, teatro ou em músicas e em muitas outras expressões.

O que são as artes
Fonte/Reprodução: original

A arte não se baseia apenas em pintura, pode-se encontrá-la em suas mais variadas formas, como o caso da dança. As pessoas costumam se manifestar na dança de algum estilo musical, e conseguem desenvolver novas habilidades corporais.

Quais atividades de artes trabalhar com crianças?

Pode-se trabalhar com atividades de artes sobre pinturas, bonecos de palitos, dobraduras feitas de diversos papéis, confecções de máscaras para datas festivas como a páscoa, dia do Índio ou o carnaval.

Quais atividades de artes trabalhar com crianças
Fonte/Reprodução: original

O professor poderá observar que em artes se tem uma gama de atividades a serem escolhidas para trabalhar. Todas elas terão um efeito diferente no aprendizado da criança, mas garantirão que elas desenvolvam plenamente todas as suas habilidades.

Sugestão de 5 atividades com artes

As atividades de artes são essenciais para trabalhar na educação infantil, e ensinar as crianças as diversas possibilidades de criar uma figura, uma pintura, uma escultura ou um passo de dança com poucos materiais. Veja:

Pinte desenhos

Nesta atividade, o professor deixará as crianças usarem a criatividade para fazerem um desenho e pintarem com canetinha, giz de cera ou o lápis de cor. Precisa ficar bem colorido e alegre, conforme os gostos das crianças.

Como fazer a atividade

Para a atividade, a criança poderá fazer uma paisagem, desenhar a si próprio, escolher seu animal de estimação ou algo que goste muito para fazer e depois concluir com uma belíssima pintura.

Materiais para a atividade

Canetinhas, giz de cera, lápis de escrever e folha sulfite.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de artes, é ensinar que se pode fazer desenhos com muitas cores, texturas e formas. Basta usar a criatividade para criar o que quiser, e aprimorar com objetos artísticos.

Bonequinho de palito

Os bonequinhos de palito são feitos frequentemente pelas crianças que estão em fase de aprendizagem na construção da estrutura corporal de um ser humano. O professor poderá trabalhar com este aspecto em sala de aula.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor deverá pedir que as crianças usem o caderno de desenho para fazer um bonequinho de palito em movimento. Significa que ele pode andar, pular, sentar, deitar e até mesmo correr.

A ideia é fazer com que as crianças consigam transformar esse bonequinho de palito, em uma pessoa pouco a pouco nas aulas de artes. Elas aprenderão a fazer uma estrutura corporal que tenha roupas e mais detalhes.

Materiais para a atividade

Caderno de desenho, folha sulfite, lápis de escrever e borracha.

Objetivos para a atividade

Nas atividades de artes, o aluno poderá criar qualquer cenário que desejar na atividade, porém será essencial que contenha uma diversidade de bonequinhos de sorvete. Eles podem fazer todo tipo de ação, a depender do que for imaginado.

Esta é a melhor base para crianças aprenderem a aprimorar suas técnicas em desenho realista, por exemplo. Elas conseguirão incluir mais formas, traços e brincar com as linhas dos desenhos.

Dobradura

A dobradura pode ser feita com o papel de seda colorido ou com a própria folha de sulfite branca, ou azul, por exemplo. São materiais fáceis de serem manuseados e as crianças não terão dificuldade de seguirem a explicação do professor.

Como fazer a atividade

Será necessário que o professor ensine as crianças a realizarem uma dobradura de cachorrinho com o papel de seda ou uma folha sulfite. Eles precisarão observar as explicações para reproduzir da mesma maneira.

É possível fazer outros animais em dobradura, porém é interessante iniciar com o cachorrinho descomplicado e as crianças

Terão facilidade em montá-lo por conta própria. Basta deixar as pontas das folhas viradas para cima, dobrar ao meio e dobrar mais uma vez no meio para criar uma marcação. Lembre-se de deixar a ponta desse triangulo virado para baixo, pois servirá como o focinho do cachorro.

As duas pontas laterais desse triangulo precisarão ser dobradas para baixo que serão as orelhas, e as pontas de baixo serão dobradas para cima que será o nariz do animal. Por fim, as crianças precisarão fazer os olhos e a pontinha das narinas do cachorro com canetinha.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de artes é ensinar que se pode usar qualquer material para criar um desenho, sem a necessidade de usar um lápis de escrever, lápis de cor, canetinha e giz de cera para pintar.

O controle das mãos auxilia especificamente em criar diversas dobraduras, e a motricidade deve ser trabalhada na educação infantil com frequência por conta desse aspecto. Dessa maneira, conseguirão trabalhar com agilidade em qualquer projeto que se proponham a fazer.

Letras do alfabeto em colagem

Usar revistas, tesouras e colas fazem parte das aulas de artes com crianças pequenas, e por esta razão o professor poderá trabalhar com estes materiais. Auxiliará na coordenação motora fina, observação e memória visual.

Como fazer a atividade

Reúna as crianças em pequenos grupos, de acordo com o número de alunos, e entregue algumas revistas, tesoura e cola que serão ajudantes da atividade. Em seguida, explique o que será feito naquela aula em especial.

Peça às crianças que procurem nas revistas as letras do alfabeto, recortem e colem na folha de papel sulfite. Pode ser todo tipo de letra e em tamanhos ou cores diversos para recortar.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de artes, é ensinar aos pequenos que as palavras encontram-se fora da escola, e está em todos os lugares que se possa imaginar. Até mesmo em uma revista como a que eles usam para trabalhar na atividade proposta.

Outro fator importante a ser desenvolvido, é a coordenação motora fina e a necessidade de deixá-los recortarem as letras por conta própria. É interessante deixá-los aprenderem a movimentar os dedos e as mãos em ângulos diferentes ao recortar uma figura, pois fortalecerão músculos dos braços, mãos e dedos.

Máscara de carnaval

Uma das atividades mais divertidas que se pode fazer com as crianças do ensino infantil, é elaborar máscaras de carnaval para a festividade que ocorre anualmente no final de fevereiro.

Como fazer a atividade

Para as atividades de artes, o professor deverá entregar os moldes das máscaras prontas feitas em E.V.A colorido, com elástico e sem as rebarbas do material para as crianças poderem escolher qual desejam decorar.

Em seguida, entregue cola bastão ou a líquida que será ideal para colar com facilidade a purpurina na máscara. Pode usar o glitter em cola para evitar que ocorra muita sujeira, mas o interessante é deixar as crianças brincarem enquanto decoram suas máscaras.

Para tornar a aula o mais agradável possível, insira músicas relaxantes que auxilie na concentração dos pequenos no momento de trabalhar na máscara. Eles terão facilidade de organizar seus pensamentos, e saberão a maneira que pretendem decorá-las.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de artes, é fazer com que as crianças trabalhem concentradas em decorar uma máscara de carnaval com materiais diversos. Elas terão noção de espaço e planejarão seus movimentos com calma e paciência.

Por este motivo, deve-se trabalhar com músicas no ensino infantil, pois auxilia na concentração dos pequenos. Apesar de escutarem o som, eles não se deixam levar pelo momento e mantém foco somente no que precisam fazer por ser uma atividade diferente.

Se gostou de nosso artigo de atividades de artes, venha conferir mais conteúdos para trabalhar com crianças do ensino infantil, fundamental e ensino médio no Pedagogia Ao Pé Da Letra!


Este texto foi publicado na categoria Arte.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.